sexta-feira, 19 de janeiro de 2007

Tudo é relativo...



O sol hoje apareceu depois de vários dias de chuva, mas mesmo com o céu claro não foi possível ver o cometa, acredito que pelo fato dele ficar visível próximo à linha do horizonte, o que numa cidade grande é difícil de avistar.
Olhando ontem as imagens pela TV, lembrei do Halley e dos restos do Skylab que caíram na Terra, como eram difíceis de localizar no céu e como pareciam chamar mais a atenção das pessoas, parece que hoje em dia ninguém liga mais pra essas coisas.
Acabei lembrando também dessas imagens e de como as grandezas astronômicas nem sempre nos dão a idéia exata do nosso Universo. A Terra é grande pra quem vive nela, chega a ser maior até que alguns planetas do sistema solar, mas fica ridiculamente pequena perto do Sol. Este por sua vez é bem menor que Sírius e Pollux; comparado com Arcturus então...Mas o que é a gigante Arcturus perto de Rigel e Betelguese, e Betelguese diante de Antares?
Essa é apenas a parte conhecida, e mesmo que só existisse ela, a Terra seria menor que um grão de areia...E pensar que ainda estamos divididos em países com tanta gente brigando por um pedaço de terra.

Nenhum comentário: